thumbnail

Dimensionando o resistor para um LED

Um LED precisa de um resistor em série para limitar a corrente que passa por ele, caso contrário ele vai queimar. Usualmente, os LED's mais utilizados são limitados em 20mA, tendo este valor em mente e conhecendo a o valor de sua fonte de tensão é fácil determinar o resistor necessário para o seu circuito.
Veja o exemplo abaixo:

calculando um resistor para um circuito com fonte de 5v e led com corrente de 20ma
Observe que para manter a corrente limitada em 20mA em um circuito alimentado por 5V é preciso de um resistor de 215 ohms. O valor de 0,7 é um valor padrão para a queda de tensão no diodo, mas isso pode variar para cada diodo ou LED, é necessário verificar em um datasheet, caso o tenha disponível.

No vídeo do Canal Almanaque mostro três situações, o LED ligado diretamente na fonte, LED com resistor de 1K e LED com resitor de 22K:



Agora veja os cálculos para as duas situações abordadas no vídeo, um circuito com o resistor de 1k ohms e com o resistor de 22k ohms.

calculando a corrente no LED para o resistor de 1kohms e de 22kohms

Vejam a diferença de valores das correntes o que está de acordo com o vídeo, para o resistor de 22k resulta em um brilho de baixa intensidade, devido a pouca corrente passando pelo LED.
Todos estes cálculos estão embasados pela Lei de Ohm. Se ainda não estudou, leia o artigo e se inscreva em nosso canal do YouTube.

Até a próxima!

Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments

About

Um site com videoaulas de eletrônica, arduino, raspberry pi e tudo que é da filosofia DIY.
Tecnologia do Blogger.