thumbnail

Como fazer um tacômetro caseiro


Um tacômetro nada mais é do que um instrumento capaz de medir as rotações por minuto de um motor, sendo muito útil para determinar a velocidade de um veículo, por exemplo.
Com esta ideia, apresento um simples tacômetro caseiro, medindo então as rotações de uma ventoinha de PC.
Primeiramente, vamos aos materiais utilizados no experimento:
  • 1 LED
  • 1 Laser
  • 1 Osciloscópio
  • 1 Multímetro
  • 1 Fan (Ventoinha)

No vídeo abaixo o experimento completo:


O LED é utilizado como emissor de luz, mas neste caso ele funciona como sensor de luz. Aspecto similar do fotodiodo, o qual gera uma pequena corrente quando exposto a luz. A fonte luminosa utilizada aqui é um laser. Quando o LED é exposto ao laser, temos uma tensão de 1,5V detectada pelo multímetro.


Tensão de 1,5V detectada pelo multímetro

Se utilizarmos um osciloscópio com as pontas de prova conectadas nos terminais do LED e deixando posicionada a ventoinha entre o laser e o LED, teremos a seguinte forma de onda:



A frequência obtida pelo osciloscópio - como mostrada na imagem Fpk=138Hz - é utilizada para determinar quantos ciclos acontecem por segundo em nosso sistema. Porém a frequência deve ser dividida por 7, pois a ventoinha utilizada tem 7 aletas, as quais provocam as interrupções. Logo:

138 hertz divido por 7

Com este valor (19,7Hz) fazemos a multiplicação por 60 segundos, para então encontrar o números de RPM (Rotações Por Minuto) de nosso fan, resultando em 1182 RPM.

Multiplicando a frequência encontrada por 60

Gostou deste experimento? Deixei seu comentário com dúvidas a respeito. Assine o Canal Almanaque no Youtube e nos acompanhe no Twitter e Facebook!

Subscribe by Email

Follow Updates Articles from This Blog via Email

No Comments

About

Um site com videoaulas de eletrônica, arduino, raspberry pi e tudo que é da filosofia DIY.
Tecnologia do Blogger.