Na eletrônica existe uma diversidade de componentes e aplicações para os mesmos. Cada projeto necessita de uma série de cálculos específicos. Para um aluno iniciante ou entusiasta, essa matemática pode ser um pouco intimidadora no início. Mas não há motivo para se preocupar, para analisar um circuito precisamos dos fundamentos, os quais são bem simples de compreender. A primeira ferramenta matemática que precisamos conhecer é a Lei de Ohm.
Lei de Ohm de um jeito não muito convencional.
Georg Simon Ohm foi quem descobriu as relações matemáticas envolvendo as dimensões dos condutores e as grandezas elétricas.
Georg Simon Ohm
A corrente elétrica que passa através de um condutor é diretamente proporcional a tensão aplicada ao mesmo. Porém inversamente proporcional a resistência presente no circuito. Lembrando que a resistência também é considerada como a razão entre tensão e corrente. Como visto na fórmula abaixo:
Se esta razão for constante, ou seja, para cada incremento de tensão resulta no mesmo incremento proporcional de corrente, podemos falar que trata-se de um "material ôhmico". Com o triângulo das três grandezas elétricas não há como esquecer as fórmulas.
No Comments